quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Planejamento 2011


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Prezado (a) Professor(a)
                Estamos adentrando o quarto ano de implementação  do Currículo e seu processo de consolidação está em curso. Sua constituição como referencial básico comum para orientar o percurso de aprendizagem de todos os alunos nas disciplinas básicas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio é essencial. É necessário recuperar e consolidar aprendizagens que adicionem às novas expectativas no processo ensino e aprendizagem, resultados significativos. A escola e os professores devem refletir sobre os resultados das avaliações externas ( Saresp, Saeb e Enem )focando as principais necessidades dos alunos, demonstradas pela ausência de estruturas básicas de conhecimento na disciplina Língua Portuguesa.
     As Orientações Curriculares de Língua Portuguesa, bem como os cadernos do professor e do aluno, devem subsidiar o trabalho em sala de aula, o que coloca em prática as diversas tipologias textuais estabelecidas nos eixos bimestrais e os gêneros privilegiados, em cada tipologia, em situações reais de comunicação. O que diz respeito, a leitura e produção de textos, espera-se desenvolver a capacidade leitora e escritora, envolvendo todas as áreas de conhecimento. Num currículo referenciado por competências, vale lembrar, que a proposta pedagógica, o plano do professor devem ter claros o que , para que e como o aluno vai aprender ( conteúdo, habilidades, competências ).
               Os resultados do IDESP devem ser analisados  em termos de proficiência e do rendimentos dos alunos,direcionando ações para que a escola atinja sua meta, em função da melhoria da qualidade de ensino. ( Vanderlei Moreira Curcio – Professor Coordenador da Oficina Pedagógica – Língua Portuguesa).
Para Refletir:
Ao iniciar o ano letivo é necessário realizar uma reflexão do nosso trabalho para que possamos estruturar o Plano de Ensino, do qual partirá os planos de aula, a organização das rotinas que permearão o trabalho em sala de aula, o contrato pedagógico para que tenhamos um clima favorável ao desenvolvimento da aprendizagem. No início do ano letivo é fundamental que realizemos, um diagnóstico da aprendizagem identificando os objetivos, conteúdos, habilidades e competências já desenvolvidos e dominados pelos alunos na série/ano anterior e aqueles que exigirão maior atenção no desenvolvimento do trabalho pedagógico.
Sugerimos que para as atividades de planejamento de sua disciplina você verifique:
a)    O que está previsto pelo Currículo Oficial do Estado de São Paulo para sua disciplina em relação a cada ciclo/série e ano que leciona.
b)    Levante o que foi trabalhado no ano/série anterior, pois cada turma tem seu próprio ritmo e não podemos esquecer que muitas situações interferem no desenvolvimento do currículo escolar.
c)    Identifique as habilidades e competências essenciais desenvolvidas em cada ano/série.
d)      A partir desse levantamento, elabore propostas de atividades para os primeiros dias de aula que possibilitem identificar a apropriação dos conteúdos escolares.
Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
As linguagens permeiam todas as experiências e necessidades da vida em sociedade e da interação humana. Ao viabilizar os processos de construção de conhecimentos, a escola deve criar condições para que o trabalho com as diferentes linguagens seja capaz de mobilizar os alunos para o desenvolvimento das capacidades de percepção de si mesmo, do outro e do mundo. Compreender e utilizar os sistemas simbólicos das diversas formas de expressão humana, conhecer e confrontar opiniões e contextos de produção, construir significados, assim como entender os impactos das tecnologias de comunicação e informação são competências que o professor deve priorizar ao organizar ambientes de ensino e de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento de alunos que possam protagonizar procedimentos comunicativos de forma articulada e produtiva nos contextos social, histórico e cultural nos quais se constituem. Além dos objetos de estudos e de análise, as linguagens devem ser consideradas, também, instrumentos de acesso a informações e a produções culturais de outros povos. Cada uma das disciplinas que compõem a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias deve favorecer o desenvolvimento e a integração das diferentes formas de comunicação e de construção de significados : oral, escrita, iconográfica, sonora e corporal, bem como privilegiar a inclusão social e o respeito à heterogeneidade e à diversidade cultural.  (Síntese do documento para Planejamento 2011 – SEE/SP – Equipe de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias )
Língua Portuguesa
Se o foco do ensino de Língua Portuguesa parte do pressuposto de que, em nosso cotidiano, a leitura e a produção de textos são práticas culturais que estão presentes em outras práticas e manifestações culturais, é pela linguagem que participamos da vida em sociedade, compartilhamos idéias, expressamos e defendemos nossos pontos de vista. Dessa forma, parece óbvia a necessidade de voltarmos nosso trabalho para a apropriação dos diferentes discursos, inclusive aqueles que circulam além dos limites da escola.O trabalho do professor deve ser planejado e organizado e deverá estar voltado à ampliação da competência lingüística e das capacidades discursivas do aluno, em relação aos textos orais ou escritos.
A partir do princípio de que as capacidades de linguagem são desenvolvidas na interação, as atividades propostas devem ser desafiadoras e provocadoras de produção de linguagem, de forma que os alunos possam compreender seu funcionamento e os contextos sociais e culturais de uso. Quanto à linguagem oral, é importante verificar se o aluno expõe, de forma clara, suas idéias; se consegue argumentar em defesa de seu ponto de vista e se utiliza a fala de forma adequada a diferentes interlocutores e situações sociais.
Quanto à leitura, vale observar se o aluno compreende e é capaz de se expressar sobre o que lê; se reconhece e diferencia os diversos suportes textuais e os gêneros textuais já estudados, e que relações estabelece com o texto literário. Em relação à produção escrita, é importante verificar se escreve convencionalmente, sem marcas da oralidade e se escolhe estruturas composicionais adequadas ao tipo de texto e ao objetivo a que se propõe. É relevante verificar, ainda, se há clareza e coerência em seu texto e se consegue utilizar adequadamente os elementos coesivos.
A prática de análise lingüística busca a reflexão sobre o uso da língua sob dois aspectos : a decisão sobre a melhor forma de registrar as idéias, de forma clara, coerente e coesa, sem erros ortográficos e de pontuação; outro aspecto diz respeito às classificações ou às referências às regras gramaticais. Em outras palavras, o conjunto de atividades epilinguísticas e metalingüísticas também contribui para a compreensão  e apropriação das generalidades e das particularidades lingüísticas, essenciais ao uso competente da língua portuguesa. (Síntese do documento para Planejamento 2011 – SEE/SP – Equipe Técnica de Língua Portuguesa )
NOTA : Professor (a), o documento para o Planejamento 2011 – SEE/SP, apresenta seis (06) propostas de atividades ( com indicação para série/ano e metodologia) para os primeiros dias de aula, abordando : Ritmo e Poesia – Hip hop ; A propaganda e o texto publicitário ; História em quadrinhos ; Lendo e vivendo poemas ; Mangá ; Matando a charada. Além de tais sugestões, o documento aborda ainda : Programas e Projetos de apoio à Leitura ; Leitura e Produção de Texto (LPT ) . Vale a pena ! Se você estiver interessado, basta acessar :




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